Menu

 SCSP: "Ao teu lado: Consciência - Comunicado e cuidado"

31 MAI 2017
31 de Maio de 2017
O Sport Club São Paulo avança com seus projetos sociais e lança um novo projeto que se destina à sensibilização da comunidade acerca dos cuidados paliativos. Tal projeto é uma experiência inovadora dentro dos cuidados paliativos e da abordagem ao final da vida pois utiliza esportes de massa visando aproveitar a capacidade desse esporte entrar na vida das pessoas para levar o conceito de melhor qualidade de vida e menos sofrimento para pessoas com doenças avançadas e limitantes.
A ideia é disseminar conceitos da necessidade de um melhor cuidado e de noções básicas para a comunidade em geral acerca do cuidado paliativo, da possibilidade um melhor final de vida, sem sintomas e com maior suporte para essa pessoa doente e seus familiares.
A utilização de esportes de massa não é comum e em todo mundo são pouquíssimos os exemplos relacionando cuidados paliativos e futebol.  O Sport Club São Paulo é um dos primeiros clubes profissionais do mundo a tomar a ideia inteiramente como sua e dá um passo gigantesco ao aceitar o desafio de fazer parte do movimento de comunidades compassivas através do qual busca- se a formação de uma sociedade que seja capaz de cuidar dos seus cidadãos, respeitando o contexto de cada um e entendendo o processo de perda e do final da vida como algo que precisa de um olhar diferenciado.
Nosso muito obrigado a todos que nos inspiram e que nos dão suporte para ir adiante.
Nosso muito obrigado em especial ao Lucas Pompeu, que aceitou a ideia desde o início e a levou para dentro do clube, ao Presidente Hugo pelo seu entendimento, atenção e paciência e ao Matheus Almeida que dá o suporte na assessoria.
Nosso muito obrigado ao João Manuel Rodríguez pela paciência e manejo de ideias, transformando-as em imagens e a Carla Mazuko pela eterna parceria e ajuste dos sonhos para que se tornem realidade.
Esse trabalho está alinhado com o desejado pela Organização Mundial da Saúde e é inspirado em Professores do mundo todo e tem muito do pensamento de Allan Kellehear, Julian Abel, Emilio Herrera Molina, Scott Murray. Sua semente foi tomada em Dumfries, com o Professor David Clark, quando discutíamos conversando sobre Dame Cicely Saunders e a necessidade de ver além do físico e do leito. O cuidado paliativo é bem mais do que o físico e do que a alta tecnologia. Deve ser mais do que o isolamento e a falta de suporte. É antes de tudo coração e disposição em fazer mais, buscando suprir aquilo que muitas vezes não é possível ver.

Santiago Correa – Idealizador do Projeto “Ao teu lado: consciência – comunidade e cuidado”
Voltar
Tenha você também a sua rádio